Área do Cliente
 
Assercon > Informes  > Seu celular está realmente te espionando?

Seu celular está realmente te espionando?

Você já teve a sensação alguma vez de que o seu smartphone ou tablet grava as suas conversas? Já recebeu algum anúncio, digamos, de passagens aéreas para o Rio de Janeiro logo depois de falar com um amigo que estava pensando em passar férias lá?

Lenda urbana ou realidade? Meu telefone pode realmente estar “gravando” minhas conversas ao vivo?

A proliferação de microfones nos nossos celulares e de autofalantes inteligentes – como o sistema Siri da Apple e a Alexa da Amazon – pode nos levar a pensar que qualquer um pode escutar nossas conversas e que nossa privacidade está ameaçada.

Zoe Kleinman, correspondente de tecnologia da BBC, relatou no programa Bussines Daily a experiência que teve com seu celular – e que a levou a desconfiar que terceiros acessaram o microfone do aparelho para espioná-la.

“Há alguns anos, eu estava conversando com minha mãe na cozinha da casa dela, e ela me contou que um amigo da família tinha morrido em um acidente de trânsito fora do país. Lembro que o telefone estava do meu lado”.

“Foi um acidente dramático, e então procurei saber se algum veículo de comunicação tinha noticiado (o acidente). Digitei o sobrenome dele no mecanismo de busca, e o corretor me sugeriu corretamente o resto do nome”, diz.

“Como era possível o buscador me oferecer essa possibilidade quando, na verdade, nenhum meio de comunicação tinha escrito nada sobre o acidente?”, pergunta ela.

Coincidência?

Pode ser. Pode ser também que outras pessoas já tivessem buscado aquele nome antes no mecanismo, o que o levaria a “deduzir” o restante.

De qualquer forma, Kleinman começou a investigar se realmente era possível que nossos dispositivos estivessem acessando nossas conversas.

Para isto, chamou um especialista no tema e o desafiou a criar um programa que fosse capaz de “capturar” as conversas pelo microfone de seu celular, a partir de um laptop.

“O que me pareceu mais desesperador é que ele conseguiu desenvolver esse aplicativo em dois dias.”

Testado, o sistema se mostrou capaz de converter em texto as conversas captadas pelo microfone do celular.

 

Fonte: www.bbc.com

Data: 22/04/2019

Que receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades que preparamos pra você.

Holler Box