Área do Cliente
 
Assercon > Informes  > Por que a estratégia digital é um trunfo para o sucesso

Por que a estratégia digital é um trunfo para o sucesso

Ter um plano de atuação online, que envolve táticas, processos e métricas, alinhado com os objetivos da empresa, impulsiona a inovação e aumenta a competitividade

É possível uma pizzaria se tornar uma empresa de tecnologia?

O caso da Domino’s Pizza prova que sim. Fundada em 1960, a empresa de origem americana é a maior rede de pizzaria do mundo. São mais de 13 mil lojas em cerca de 80 países. No Brasil, são cerca de 200 unidades.

Em 2007, a Domino’s deu seus primeiros passos no mundo virtual. Foi uma das pioneiras em vender pizza pela internet. Na época, porém, problemas internos, como má gestão e qualidade do produto, fizeram as receitas da empresa encolher.

A crise persistiu até 2009 – ano que marcou um grande golpe na reputação da marca. Um vídeo de um funcionário da cozinha enfiando ingredientes no nariz viralizou no YouTube.

Para frear a caminhada ladeira abaixo, a empresa trocou a diretoria e deu início a uma transformação digital. Uma das ameaças era o surgimento de serviços de entrega de refeições pela internet.

A empresa, então, seguiu à risca sua estratégia digital com foco na melhoria da experiência do consumidor e digitalização de processos. Os departamentos de marketing e TI foram integrados.
Hoje, os clientes podem fazer pedido por uma infinidade de canais, como Facebook Messenger, SMS, Twitter, Samsung Smart TV e assistentes virtuais do Google, Amazon e Apple.

É possível até pedir pizza por comando de voz.

A verba para publicidade também migrou de meios tradicionais para a internet. E o tom da comunicação se tornou mais jovem.

Há uma propaganda em que o CEO da empresa comenta, numa brincadeira, se a aparência de fotos de pizzas enviadas por clientes é similar ao do cardápio online.

O caso da Dominos exemplifica bem o conceito de estratégia digital: um plano abrangente de atuação online, que envolve táticas, processos e métricas, alinhado com os objetivos macro da empresa.

Por exemplo, uma empresa pode ter o objetivo de aumentar sua participação de mercado. Assim, sua estratégia digital pode ser criar lembrança de marca e fomentar interesse de compra entre o público jovem – o que, consequentemente, vai ajudar a aumentar a participação.

Ou seja, estratégia digital é o plano de atuação de uma empresa, marca ou produto na internet e contempla objetivos, metas e ações.

Fonte: dcomercio.com.br

Autor: Italo Rufino

Data: 06/05/2019

Que receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades que preparamos pra você.

Holler Box