Área do Cliente
 
Assercon > Informes  > Os pequenos intervalos que têm efeito poderoso no bem-estar do trabalhador

Os pequenos intervalos que têm efeito poderoso no bem-estar do trabalhador

Estudos mostram que, embora os intervalos sejam minúsculos, eles melhoram a capacidade de trabalhadores de se concentrar, de avaliar seus próprios empregos e até mesmo de se protegerem contra lesões ligadas a ficar à mesa o dia todo.

Efeito calmante

A técnica foi inventada no final de 1980 por pesquisadores do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional em Ohio e da Universidade Purdue, nos Estados Unidos. Eles queriam entender se as pequenas pausas poderiam aumentar a produtividade ou reduzir o estresse.

Após décadas de mais pesquisas, o micro intervalo foi redimido. Existem agora diversas evidências de que eles podem ser benéficos – reduzindo o estresse, mantendo os trabalhadores engajados e tornando o trabalho mais agradável.

Por que alongar é importante

A única área em que os micro intervalos se tornaram amplamente aceitos é como método para reduzir o risco de lesões no trabalho.

Os números mais recentes da HSE – agência governamental britânica sobre saúde e segurança do trabalho – dão o tamanho do problema. Entre 2017 e 2018, havia 469 mil trabalhadores no Reino Unido sofrendo de lesões músculo-esqueléticas adquiridas em seus empregos.

Desfrutar o intervalo

Os micro intervalos dão aos trabalhadores uma certa licença para se entregar ao que pode parecer uma perda de tempo. Tirar um tempo para navegar na internet – embora não por mais de 12% do dia, de acordo com um estudo – ou contemplar campos floridos pode melhorar a produtividade e ajudar os funcionários a se concentrar.

Fonte: www.bbc.com.br

Autora: Zaria Gorvet

Data: 06/05/2019

Que receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades que preparamos pra você.

Holler Box