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Governo brasileiro avança rumo a meta de digitalizar 1 mil novos serviços até o fim de 2020

Ao mesmo tempo em que, pela primeira vez, entregou em média mais de 1,5 serviço por dia, também multiplicou, em quase três vezes, o número transformado digitalmente no ano passado, de 109 serviços.

Com os 310 serviços digitais entregues até esta semana, o Ministério da Economia, que coordena o processo de transformação digital no governo federal, avança rumo a meta de digitalizar 1 mil novos serviços até o fim de 2020.

“O que já entregamos este ano vai gerar economia anual superior a R$ 180 milhões ao governo e 10 milhões de solicitações que agora o brasileiro pode fazer sem sair de casa nem pegar fila e trânsito”, explicou o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. “É mais facilidade, mais confiança e melhor qualidade de vida para o cidadão”.

O portal gov.br tem mais de 3 mil serviços catalogados, dos quais pouco mais de 1,4 mil são totalmente digitais. Uma das áreas priorizadas na transformação digital neste ano foi o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que conta com milhões de beneficiários. Ao todo, 90 serviços do órgão, com uma média de 700 mil atendimentos mensais, agora podem ser feitos à distância.

A transformação digital possibilita que a sociedade avalie de forma mais efetiva os serviços prestados e que o governo monitore com mais precisão os gargalos de tempo e qualidade nas entregas. Esses fatores melhoram a qualidade da interação entre sociedade e Estado e permite que os cidadãos deixem de gastar tempo e dinheiro com deslocamentos e esperas para conseguir o que precisam.

Além do INSS, diversos outros órgãos também entregaram serviços digitais para facilitar a vida dos brasileiros e a economia do país, como o certificado internacional de vacinação, autorização para abertura de filial estrangeira e autorização de importação de produtos de origem animal.

Todos podem ser acessados em servicos.gov.br.

O cidadão pode acessar o portal de serviços do governo cadastrando suas informações ou simplificadamente com o certificado digital ICP-Brasil ou certificado digital ICP-Brasil em nuvem.

Transformação Digital

Desde maio, vários serviços passaram a ser realizados pelo Meu INSS e 135, tais como recurso, revisão, mudança de agência, solicitar pagamento não recebido, aposentadorias, auxílios, pensões.

Outro importante lançamento foi a Calculadora da Aposentadoria por Idade que calcula quanto tempo falta para se aposentar, simula a renda inicial, e mostra se o segurado tem realmente direito ao benefício.

E agora, além dos serviços de Acordos Internacionais, também foram disponibilizados pelo Meu INSS e telefone outros serviços.

Lançado em abril, o projeto de Transformação Digital do INSS tem entre seus parceiros a Dataprev, responsável por prover a tecnologia necessária e aplicar a inteligência em processos para o alcance dos objetivos, entre eles, melhorar a prestação dos serviços públicos aos segurados da Previdência.

O INSS é atualmente vinculado ao Ministério da Economia, um dos órgãos a frente da Transformação Digital do Governo Federal.

Fonte: https://cryptoid.com.br

Data: 14/07/2019

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