Tudo para sua empresa em um único lugar!
21 2263-5893
| contato@assercon.com.br
|

Boletins

Levantamento de Ativo 2013 - Obrigatório

Prezado Cliente, Dando continuidade ao determinado pelas Normas Internacionais de Contabilidade, visando a necessidade de orientá-lo sobre o tratamento do imobilizado de sua empresa para o fechamento do balanço patrimonial de ano base 2013. Para registro:
  1. Ativo Imobilizado são todos os bens (móveis e imóveis) mantidos para uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou ainda, aqueles utilizados pela empresa para fins administrativos. Exemplos: imóveis, veículos, computadores, mesas, cadeiras, armários, impressoras, máquinas e equipamentos, etc.
  2. Vida Útil Econômica do Ativo é o tempo previsto para utilização do bem.
  3. Valor Residual do Bem é o valor que se pretende gerar caixa futuro – ou seja, o valor estimado da VENDA deste bem após o prazo de vida útil de sua utilização.
Com base nestas informações, deverão ser efetuadas as seguintes providências:
  1. Quando o bem tratar-se de IMÓVEIS é recomendado um LAUDO DE AVALIAÇÃO feito por especialista ou profissional qualificado, determinando o valor dos imóveis em 31/12/2013 para contabilização de seu valor de mercado, bem como seu prazo de vida útil e seu valor estimado de venda após este prazo de vida útil.
  2. No caso de MÓVEIS, não há a necessidade de uma avaliação por especialista. Uma avaliação INTERNA, com documento devidamente assinado pelo responsável, poderá servir de suporte aos registros contábeis. Entretanto, as informações devem ser as mesmas: determinar o valor dos bens em 31/12/2013, bem como seu prazo de vida útil e seu valor estimado de venda após a vida útil.
Mesmo que o valor do bem seja considerado irrelevante para empresa, ele deverá ser relacionado à contabilidade para a devida baixa, bastando informar no campo de observações “VALOR IRRELEVANTE”. Bens alienados, vendidos ou doados também deverão constar da relação remetida à ASSERCON. O prazo para envio destas informações será até 31/01/2014 e será de extrema importância para evitar problemas futuros à empresa, principalmente quando houver a necessidade de enviar o balanço patrimonial para bancos ou processos licitatórios, por exemplo. Também será uma grande oportunidade para empresa controlar seus bens e acertar quaisquer inconsistências ainda pendentes na contabilidade. A partir de 2013, esta avaliação será ANUAL. Sendo assim, manter este controle atualizado poupará a necessidade de novo levantamento em 2014. Segue modelo para auxiliar o levantamento.
Descrição do Bem Data de Compra NF Fornecedor Valor da Compra Vida útil Estimada em anos Valor Residual Período Estimado de Sobrevida Previsão Para Baixa / Doação / Venda


Clicando em "Aceitar" você concorda com todas as nossas políticas de privacidade. Detalhes Aceitar