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6 dicas para usar emojis na comunicação digital com clientes

Emojis são divertidos, não são? Eles dão cor, diversão e uma pitada de personalidade para a comunicação digital. Enfeitam posts, transmitem mensagens e emoções, muitas vezes, melhor que palavras.

Você já viu no Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram, enfim, em todas as mídias sociais. Agora é possível ver também em lugares off-line, como em anúncios, objetos, e até em filmes, quem diria…. O propósito dos Emojis evoluiu muito além de adicionar personalidade às mensagens nas redes sociais. Eles são um fenômeno cultural completo.

A questão que muitas empresas estão se perguntando agora é se faz sentido usar Emoji em sua própria publicidade. Especificamente, elas gostariam de saber como o uso afetará o profissionalismo percebido ou os esforços de ‘branding’ e de posicionamento de marca.

Quando usado de maneira correta, pode ajudar a tornar as postagens de mídia social da empresa mais agradáveis e convidativas. Se usados de maneira incorreta, podem passar uma mensagem errada e desastrosa. Por isso, compreender esse tipo de recurso de comunicação é fundamental para não cometer uma grande gafe.

Para terminar, compartilho algumas dicas de como utilizar emojis em estratégias corporativas de comunicação.

1. Certifique-se de que fazem sentido – Os Emojis servem para complementar uma mensagem ou expressar um sentimento em poucas palavras. Isso não acontecerá se eles não fizerem sentido.

2. Tome cuidado em situações sérias – Emojis são divertidos, legais e modernos. Mas não combinam com tudo. E nunca devem ser usados em algo extremamente sério.

3. Não force a barra – Emojis devem ser uma extensão das expressões normais e, como tal, não devem ser usados de maneira forçada. Pense nas conversas rotineiras nas mídias sociais. Colocamos ‘piscar’ para provocar e ‘sorrir’ para dizer que estamos felizes. A aplicação dos Emojis precisa ser natural quando o uso é também para fins comerciais. Vá nessa linha: se não consegue pensar em qual Emoji usar para um determinado post, não precisa de um.

4. A mensagem da marca é mais importante – Os emojis nunca devem afastar as mensagens da marca. Isso significa que, se for administrar uma empresa de serviços financeiros, provavelmente deve evitar Emojis que envolvam explosivos.

5. Não fique maluco – Como regra, não use mais de quatro imagens por vez. Caso contrário, o público poderá ter um caso grave de sobrecarga de Emojis.

6. Saiba o significado – Um Emoji com uma interpretação errada pode gerar uma grande confusão. Pesquise antes de enviar. Use com parcimônia.

Fonte: itforum365.com.br

Autor: Leonardo Pallota

Data: 12/05/2019

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