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Quer saber como captar e fidelizar mais clientes para o seu negócio? Muito simples: não cometa os 10 erros citados abaixo, além disso, deixe de transformar seu preço de venda no maior vilão quando perder clientes.

  1. Minha empresa não faz cadastro dos clientes: a maioria das pessoas detesta fazer cadastro, pura verdade. Porém, você, enquanto cliente, lembra-se de ter feito cadastro para participar de sorteios e programas de fidelidade? Use alternativas criativas, se você tem não cadastro, fica difícil estabelecer formas de prospectar, se relacionar e fidelizar seus consumidores.
  2. Eu cadastro meus clientes, mas não faço pesquisa de satisfação: se você não ouve seus clientes, como saberá o que querem e o que acham a respeito da sua empresa sem uma pesquisa de satisfação? Qualidade de atendimento, valor percebido (diferenciais do produto/serviço), prazos, visual merchandising, formas de pagamento, canais de venda, entre outros, são alguns dos itens que podem ser avaliados para a empresa melhorar sempre e evitar perder clientes.
  3. Reclamações não atendidas: de acordo com a empresa americana 1Financial Training Services, 96% dos clientes insatisfeitos não reclamam, sendo que 91% deles partem e não voltam mais. Então, ouça seu cliente e faça pesquisa de satisfação para sua empresa não fazer parte desta estatística.
  4. Não faço pesquisa de mercado periodicamente: abrir/ter um negócio que não tenha concorrência é quase impossível hoje em dia, então, é necessário que você acompanhe tendências de mercado, fique atento a novos e melhores fornecedores, acompanhe seus principais concorrentes (seja melhor do que eles de preferência) e sempre ouça seus clientes.
  5. Conheço o que vendo, mas não o meu negócio: o que você vende é o produto/serviço, o negócio é a solução que oferece para o cliente por meio da venda. Por exemplo, a Cacau Show vende chocolate e o negócio dela é presente, ela concorre com outras empresas que vendem presente, seu público-alvo são pessoas em busca de presente, precisam fabricar ou ter um fornecedor que produza excelentes embalagens, somente um bom chocolate não basta.

Fonte: www.contadores.cnt.br / Administradores.com

Autor: Rafael de Souza

Data: 28/03/2019

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